EM BREVE LANÇAMENTO “ATLAS DE RADIOLOGIA ORTOPEDICA EQUINA”

AUTOR: Prof. Dr. Jairo Jaramillo Cárdenas

Hoje em dia não existe um livro/atlas de anatomia radiográfica equina específico para o sistema locomotor, que possa ilustrar a anatomia óssea associada com a anatomia radiográfica de altíssima qualidade; estas são algumas das características mais relevantes deste livro que o fazem diferente de outros, já que ele possui:

  1. Uma visualização de uma vista radiográfica associada com uma foto espelho de um osso da superfície medial ou lateral, cranial ou caudal, sky line ou numa projeção oblíqua.
  2. Fotografias profissionais de alta resolução de ossos que passaram por um preparo rigoroso para melhorar não só a qualidade da foto com a sua composição espelho com a radiografia
  3. Uma angulação perfeita entre a foto do osso e a imagem radiográfica, que se torna autoexplicativa para o reconhecimento radiográfica das inúmeras estruturas
  4. Uma revisão anatômica independente de cada osso e depois uma composição articular para cada região, diferenciadas por cores e números
  5. Uma discriminação rigorosa e anatomicamente correta das regiões de entese (inserções de tendões, músculos e ligamentos) delimitadas por marcas em computador e diferenciadas por cores e letras

Um bom exemplo é a figura 1, com a vista medial anatômica da região da rotula, onde podemos observar a especificação do nome anatômico em cada região numerado. Nesta figura 1, é possível não só revisar numa foto de altíssima qualidade as características particulares do osso como também o nome anatômico de cada região; esta imagem associa uma análise tridimensional do osso em todas as suas superfícies, preparando o leitor para se familiarizar com o osso, antes da composição com o conjunto de ossos que forma a articulação, como quanto utilizada na radiografia. Na figura 2, se apresenta a sequência da mesa projeção da figura 1 (vista medial da rotula), com uma delimitação por letras e cores das entese (pontos de inserção de tendões, músculos e ligamentos).

As figuras 3 e 4, executam a mesma sequência em uma vista disto lateral do fêmur, na tentativa de ver tanto os nomes anatômicos quanto as entese, como foi citado na Figura 1 e 2 para a rotula. Consecutivamente o atlas mostrará a tíbia e a fíbula para a região femorotibiopatelar para na sequência trabalhar a montagem completa articular com a projeção radiográfica.

Observem como na Figura 5, já temos uma composição radiográfica detalhada tanto de estrutura óssea (vista cranial), quanto radiográfica (projeção cauda cranial), e na Figura 6, uma composição tanto de estrutura óssea (vista caudal), quanto radiográfica (projeção cauda cranial). Nas duas imagens temos a mesma radiografia com seus acidentes anatômicos que serão colocados também nos ossos, para facilitar a interpretação e rápida visualização. Para as Figuras 5 e 6, não foram ainda colocados todos os números nem todas as estruturas, pois estas imagens estão ainda a maneira de exemplo para a execução final do livro. Desta maneira, as imagens de cada região, mostrarão não só as vistas típicas tradicionais como todas as posições radiográficas com o mesmo modelo; inclusive posições atípicas, pouco frequentes, porém muito úteis para isolar determinadas regiões (Figura 7).

Acreditamos totalmente que este novo modelos e moderno livro/atlas terá uma aplicação tanto para alunos como profissionais que querem um alto nível de imagem e detalhes anatômicos confiáveis para a sua interpretação radiográfica do dia a dia. Ele também atenderá anatomistas, osteologistas, cirurgiões ortopédicos, ultrassonografistas, clínicos da medicina esportiva, como para os profissionais que interpretam imagem avançada (ressonância magnética, tomografia e cintilografia). Ainda nossos leitores poderão usufruir deste maravilhoso material antes do final do ano 2018.

ASSINE AGORA

Solicite sua assinatura da maior Revista especializada em Equinos do Brasil!

Entre em contato
2018-08-20T14:48:37+00:00